domingo, 25 de janeiro de 2009

Algumas viagens e um Feliz Ano Novo!

O negócio por aqui ficou meio abandonado, né?! Mais de um mês que não escrevo nada! O planejamento da viagem de fim de ano e a chegada de Ed (meu ex-pseudo e atual namorado... longa história, que outro dia conto) deu uma atropelada nas coisas e acabou me deixando meio sem tempo de parar na frente do pc pra dar uma escrivinhadinha.
A tal viagem, apesar de alguns atropelos com uns albergues infelizes que pegamos, aconteceu e foi muito boa. =)
A primeira parada foi Londres. Saímos do aeroporto de Valladolid (é... tem sim! É pequeno mas existe!) direto pra lá. Até Londres tivemos a companhia de alguns amigos daqui, depois seguimos só eu e Ed.
Londres é linda. =)
Na verdade, a primeira impressão que tivemos ao sair do metrô e dar de cara com um mega letreiro digital na Piccadilly Circus foi que tínhamos parado no Japão! E a quantidade de asiáticos nas ruas só contribuiu para essa impressão! =P
Era véspera de Natal e quase todo o comércio já tinha fechado para dar folga aos que iriam jantar com a família.
Lá em casa não somos muito apegados a essas datas, mas no Natal costumamos fazer a única reunião familiar do ano. E confesso que deu uma saudade imensa de jantar com o povo de lá... fazer a sobremesa... dar risada das palhaçadas... =/
Tivemos pouco tempo para Londres. Dia 25 a cidade estava bem deserta e tudo fechado (nem mesmo transporte público funcionou!), então tiramos o dia para visitar tudo que se podia a pé (London Eye, Big Ben, National Galery, Hide Park e Green Park, Palácio de Buckingham, Parlament...). No dia seguinte nem parecia a mesma cidade. Muuuuita gente na rua! Percebemos que tinha sido dada a largada para a temporada de grandes liquidações em Londres e tudo estava uma loucura de cheio. Aproveitamos para algumas (poucas) compras e voltamos ao albergue para nos prepararmos para a viagem do dia seguinte.



Como os aeroportos de Londres (principalmente os que a Ryanair usa) são distantes, tivemos que nos acordar muito cedo para pegar o vôo para Praga.
De cara percebemos que Londres não estava tão frio. Praga estava muuuito pior! Pra completar, o albergue não era lá muita coisa. Só podíamos elogiar sua localização, de resto... Nada! O que nos salvou foi um mega shopping que ficava praticamente na frente do albergue e tinha de tudo (inclusive banheiro mais limpo! =P).
Ficaríamos até o dia 1°, então tínhamos bastante tempo para conhecer a cidade calmamente.
Mais uma cidade linda. Diferente de Londres, claro. Ruas e edifícios antigos, castelo, pontes, história... Conseguimos conhecer praticamente a cidade toda. A República Tcheca faz parte da União Européia, mas ainda não tem o euro como moeda. Eles usam "korunas tchecas", uma moeda bastante desvalorizada em relação ao euro (1 euro custa em torno de 25 korunas). Assim, Praga acabou nos saindo a cidade mais barata de todas! Aproveitamos para comer bem e aproveitar as atrações culturais da cidade. Andamos de barco pelo Rio Vtlava (tivemos aí um pouco da história da cidade, seus reis, suas guerras, suas conquistas, etc), fomos ao Museu do Comunismo (eles adoram o fato de que o Museu fica ao lado de um Cassino e com o McDonalds logo embaixo! =D), assistimos a uma peça do Teatro Black Light (um musical dos Beatles), visitamos uma exposição fotográfica... E cada dia comíamos uma comida diferente(japonesa, chinesa, italiana, indiana, tcheca...)! Tínhamos combinado de nos encontrar com Júlia, Bruno, Raquel e Leo... Mas não deu muito certo. Então eu e Ed passamos a virada do ano na Praça Wenceslau, com música local e muitos fogos (mais parecia uma zona de conflito do que comemoração de fim de ano!)



Fomos de ônibus de Praga para Amsterdam. Viagem mais cansativa impossível! Quase 14 horas sentados! Chegamos muito cedo, mais mortos do que vivos... Pra variar, check-in do albergue só às 14h (eram 8h da manhã!!!). Uma coisa nos confortou: o albergue parecia um hotel! Depois de sofrer nos outros, bem que merecíamos um descanso.
Amsterdam me surpreendeu em muitos sentidos. A cidade é uma graça! Suas casinhas fofas, os canais, as milhares de bicicletas pela cidade... Juro que esperava uma coisa meio maluca: gente fumando maconha por todo lado, todo mundo muito doido, casais fazendo amor em parques... Mas até que o povo é bem educado. Não é uma cidade muito barata também (encontrei os souvenirs mais caros da minha vida!). E faz frio... MUITO frio! Achei que seria mais quentinho que Praga, mas tava pau a pau. Passeamos de barquinho pelos canais, fomos ao Museu do Sexo, ao Mandame Toussaud, visitamos os coffee-shops, comemos wafles e panquecas, passeamos pelos parques... Até patinação no gelo eu fui! =D



As três cidades tinham idiomas diferentes. O português e o espanhol quase não serviam de nada. Em Praga, o tcheco era algo impossível de entender. O meu inglês enferrujado não ajudava muito. Em Amsterdam, holandês... Mas boa parte das pessoas entendia inglês (mesmo o meu péssimo).
Num apanhando geral, as três viagens foram ótimas, mas Amsterdam se sobressaiu pela surpresa e, talvez, pelo fato de ter nos hospedado melhor.
Aprendi algumas coisas: nem sempre viagens com empresas low cost valem a pena; às vezes, um pequeno hotel vale muito mais que um albergue que não conhecemos; se possível, não fazer viagens para mais de 2 cidades (se perde muito tempo nos translados e se torna muito cansativo). Além disso NÃO VIAJE NO INVERNO PELO LESTE EUROPEU!!!! =D


Galera... Feliz 2009 procês!!!

Bjo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário